FAQ

Perguntas frequentes sobre Karaté

 Karate é uma palavra japonesa que significa “Mãos Vazias” (Kara-vazio/Te-mão).
Significa que deve haver ausência de pensamentos negativos ou inferiores, significando também a “Arte de lutar com as mãos vazias”.

 O Karate teve a sua origem no Japão. Por volta do século XV, na ilha japonesa de Okinawa, foi proibido o porte de qualquer tipo de arma. Sem outra opção, as pessoas passaram a praticar formas de autodefesa sem armas. A esse novo método de autodefesa foi dado o nome de Okinawa-te. Séculos depois, para ser aceite como um desporto, foram estabelecidas regras para se evitar ferimentos e lesões graves.

No Karate treinamos o físico e o mental, daí ser um desporto tão completo. Os benefícios são vários: é um desporto que trabalha todo o corpo e bilateral, desenvolve a capacidade cardiovascular e respiratória, aumenta a coordenação motora e os reflexos, melhora a concentração, ajuda a corrigir a postura, ajuda a melhorar a auto-estima e controle emocional, ensina a importância da persistência…

No Karaté do Sporting Clube Vista Alegre, é possível iniciar a prática de Karaté a partir dos 3 anos. Temos uma turma específica (3 e 4 anos) que permite a prática desde cedo.

Não! A prática de Karaté, com Treinadores especializados e competentes não têm qualquer efeito negativo no desenvolvimento físico e intelectual da criança, até pelo contrário. O Karaté é um desporto de defesa, ou seja, um Karateca nunca deve ser o primeiro a proferir um ataque, pois é treinado o auto-controle.
Nos treinos é incutido aos atletas o respeito, humildade, compreensão, entre outros princípios que se irão reflectir no desenvolvimento integral da criança.

Sempre, principalmente connosco! No Karaté treinamos para nos aperfeiçoarmos fisicamente, emocionalmente e psicologicamente e isso é uma luta diária de superação pessoal.

Sem dúvida! Devido ao facto de ser um desporto onde a exigência técnica é elevada, o atleta tem que estar obrigatoriamente muito concentrado de modo a conseguir aprender e evoluir, evolução essa que ajuda a combater a frustração e stress à medida que a criança vai desenvolvendo.

Cada criança aprende ao seu ritmo e a função do Treinador é perceber e compreender o ritmo de cada atleta e em que estádio de evolução se encontra de modo a orientá-lo da melhor forma possível.
No Karate do SCVA temos várias turmas de modo a cada criança ser orientada para a turma que melhor se adequa ao seu grau de evolução e desenvolvimento.

 Não. Não é obrigatório. É um decisão do treinador, atletas e encarregados de educação.

Os exames de graduação são feito no final da época (Julho) e cada graduação tem um exame específico para avaliar as competências de cada grau de evolução.

As inscrições estão abertas durante todo o ano.

O Khion baseia-se nos fundamentos, básicos do Karaté. É o treino mais fundamental, no sentindo de compreender as técnicas.
No Kihon treinamos as técnicas (braços/pernas), sequências, as posições, os deslocamentos de forma isolada com grande número de repetições, pois é através do Khion que aperfeiçoamos e compreendemos as técnicas.
O Karaté é como a água morna, se pararmos de a aquecer, ela esfria, daí a importância de treinar sempre o Khion em todas as graduações, pois é a base das Katas e do Kumite.

As Katas são sequências de movimentos, defesas e ataques pré-definidas, retiradas de situações reais de luta já vividas (pelos seus criadores ou mestres) e que se agrupavam pelos movimentos em comum.
O treino de Kata envolve vários fatores:

  • Repetição de sequências
  • Bunkai (estudo da sua aplicação)
  • Físicos (equilíbrio, estabilidade, coordenação, velocidade, ritmo, força…)
  • Concentração e realismo.

No Karate Shotokan existem 26 Katas, cada uma com um significado e interpretação.

O Kumite, é o combate propriamente dito. É a aplicação prática das técnicas aprendidas tanto no Khion como nas Katas, diante de um adversário real, o objetivo é demonstrar a efetividade tanto das técnicas de ataque como de defesa.

Os pontos importantes no trabalho do Kumite são: distância, velocidade, reação, antecipação, controle e aplicação correta de ataques e defesas. O Kumite permite desenvolver a tática e a estratégia.

No estilo Shotokan existem 26 katas, classificados em três níveis:

Nível Básico

    Série Heian (Paz e Tranquilidade)
    1. Heian Shodan
    2. Heian Nidan
    3. Heian Sandan
    4. Heian Yondan
    5. Heian Godan
    Série Tekki (Cavaleiro de Ferro)
    1. Tekki Shodan
    2. Tekki Nidan
    3. Tekki Sandan

Nível Intermediário

    1. Bassai Dai
    2. Kanku Dai
    3. Empi
    4. Jion

Nível avançado

    1. Jitte
    2. Hangetsu
    3. Gankaku
    4. Bassai Sho
    5. Kanku Sho
    6. Chinte
    7. Unsu
    8. Sochin
    9. Nijushihi
    10. Gojushiro Dai
    11. Gojushiro Sho
    12. Meikyo
    13. Ji’in
    14. Wankan
Voltar ao topo
Iniciar conversa
1
Olá, tudo bem?
Como posso ajudar?