TREINOS

O Treino do Karate-do

O nosso treino é composto por três elementos distintos

kihon

Técnicas básicas

O Khion baseia-se nos fundamentos, básicos do Karaté. É o treino mais fundamental, no sentindo de compreender as técnicas. No Kihon treinamos as técnicas (braços/pernas), sequências, as posições, os deslocamentos de forma isolada com grande número de repetições, pois é através do Khion que aperfeiçoamos e compreendemos a as técnicas. O Karaté é como a água morna, se pararmos de a aquecer, ela esfria, daí a importância de treinar sempre o Khion em todas as graduações, pois é a base das Katas e do Kumite.

kata

Formas

No Karate Shotokan existem 26 Katas, cada uma com um significado e interpretação. As Katas são sequências de movimentos, defesas e ataques pré-definidas, retiradas de situações reais de luta já vividas (pelos seus criadores ou mestres) e que se agrupavam pelos movimentos em comum. O treino de Kata envolve vários fatores: repetição de sequências Bunkai (estudo da sua aplicação) Físicos (equilíbrio, estabilidade, coordenação, velocidade, ritmo, força…) Concentração e realismo.

Combate

O Kumite, é o combate propriamente dito. É a aplicação prática das técnicas aprendidas tanto no Khion como nas Katas, diante de um adversário real, o objetivo é demonstrar a efetividade tanto das técnicas de ataque como de defesa. Os pontos importantes no trabalho do Kumite são: distância, velocidade, reação, antecipação, controle e aplicação correta de ataques e defesas. O Kumite permite desenvolver a tática e a estratégia.

Classes de treino​

Graduações

As graduações no Karaté indicam o nível de experiência dos praticantes e são vistas como sinal de respeito pelos atletas menos graduados.

Para diferenciar o nível de conhecimento de cada um, os atletas utilizam á volta da cintura uma peça de tecido resistente, designada por OBI (cinturão).

O OBI pode apresentar diversas cores de acordo com a classe (Kyu) do atleta sendo a sua classificação decrescente, do 9º Kyu ao 1º Kyu.
As graduações superiores, OBI preto, são classificadas por grau (Dan) de forma ascendente do 1º Dan ao 10º Dan.

Esquema-graduações

Numeração em Japonês

Numeração em japonês

Como dar o nó no cinturão

Como fazer a saudação

Como dobrar o Kimono

Voltar ao topo
Iniciar conversa
1
Olá, tudo bem?
Como posso ajudar?