O Treino do Karate-do
O nosso treino é composto por três elementos distintos

Técnicas básicas
O Khion baseia-se nos fundamentos, básicos do Karaté. É o treino mais fundamental, no sentindo de compreender as técnicas. No Kihon treinamos as técnicas (braços/pernas), sequências, as posições, os deslocamentos de forma isolada com grande número de repetições, pois é através do Khion que aperfeiçoamos e compreendemos as técnicas. O Karaté é como a água morna, se pararmos de a aquecer, ela esfria, daí a importância de treinar sempre o Khion em todas as graduações, pois é a base das Katas e do Kumite.

Formas
No Karate Shotokan existem 26 Katas, cada uma com um significado e interpretação. As Katas são sequências de movimentos, defesas e ataques pré-definidas, retiradas de situações reais de luta já vividas (pelos seus criadores ou mestres) e que se agrupavam pelos movimentos em comum. O treino de Kata envolve vários fatores: repetição de sequências Bunkai (estudo da sua aplicação) Físicos (equilíbrio, estabilidade, coordenação, velocidade, ritmo, força…) Concentração e realismo.

Combate
O Kumite, é o combate propriamente dito. É a aplicação prática das técnicas aprendidas tanto no Khion como nas Katas, diante de um adversário real, o objetivo é demonstrar a efetividade tanto das técnicas de ataque como de defesa. Os pontos importantes no trabalho do Kumite são: distância, velocidade, reação, antecipação, controle e aplicação correta de ataques e defesas. O Kumite permite desenvolver a tática e a estratégia.
LTAD - Long Term Athlete Development
O desenvolvimento humano, desde o nascimento até à idade adulta, é um processo contínuo.
Para entender melhor o processo, os especialistas dividem o desenvolvimento humano em sete etapas destintas, cada uma com características físicas, mentais, emocionais e cognitivas específicas.
Este é o modelo que utilizamos nos nossos treinos, que permite que as crianças treinem num ambiente onde possam desfrutar ao máximo do desporto e ter o melhor desempenho.
Classes de treino

Baby Karate
3-4 anos

Formação
5-6 anos

Pré-competição
7-8 anos

Competição Infantil
9-12 anos

Competição
A partir dos 13 anos
Graduações
As graduações no Karaté indicam o nível de experiência dos praticantes e são vistas como sinal de respeito pelos atletas menos graduados.
Para diferenciar o nível de conhecimento de cada um, os atletas utilizam á volta da cintura uma peça de tecido resistente, designada por OBI (cinturão).
O OBI pode apresentar diversas cores de acordo com a classe (Kyu) do atleta sendo a sua classificação decrescente, do 9º Kyu ao 1º Kyu.
As graduações superiores, OBI preto, são classificadas por grau (Dan) de forma ascendente do 1º Dan ao 10º Dan.
Numeração em Japonês
